Professores da rede estadual promovem manifestação em Bambuí

Professores da rede estadual de Bambuí promoveram na tarde de segunda-feira (28), uma manifestação pelo pagamento do reajuste salarial. A concentração ocorreu em frente a Escola Estadual José Alzamora e posteriormente percorreu as ruas do centro da cidade.

Os professores estaduais das escolas João Batista de Carvalho, José Alzamora e SESEC João Apolinário pedem ao Governo do Estado que pague o reajuste de 33,24% do piso nacional da categoria.

A manifestação ocorreu de forma pacífica e ordeira, onde os professores expuseram faixas e cartazes cobrando do governador de Minas. Às 19h os professores se dirigiram até a Câmara Municipal de Bambuí onde representantes da categoria explanaram ao Legislativo municipal suas exigências e indignações.

A TV Bambuí recebeu uma nova carta aberta dos professores para a população.

 

Em 04/02/2022 o Presidente da República sancionou a Portaria que estabelece o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, estabelecido pela a Lei 11.738 de 2008. O novo reajuste de 33,24% contempla todos os professores das redes Federal, Estadual e Municipal.

No entanto o Governado Romeu Zema alega que o Estado não tem recursos para o pagamento do reajuste e ignora a categoria de professores. Pois mesmo com a intermediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em diversas reuniões com o Governo do Estado e com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o Governado não apresentado nenhuma proposta a curto e médio para o pagamento do reajuste. Segundo o Sind-UTE/MG o saldo dos recursos estaduais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do salário-educação superaram R$ 7 bilhões no final de 2021.

Desta forma os Servidores da Educação da Rede Pública Estadual de Bambuí, em conjunto com centenas de escolas em Minas Gerais, entraram em greve a fim de exigir que o Govenador Romeu Zema cumpra a lei e pague o reajuste de 33,24% do Piso Salarial dos Professores.

 

Confira as fotos

Escolha a TV Bambuí como sua fonte de notícias no Google

Novo recurso permite definir quais portais você quer ver. Receba conteúdo de quem você já confia.

Definir agora