Território da Canastra é Premiado pela Contribuição à Gastronomia Mineira

Representantes do Território da Canastra foram homenageados com o Prêmio Eduardo Frieiro da Gastronomia Mineira 2024, em uma cerimônia realizada no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, no dia 8 de outubro. O prêmio reconheceu 24 personalidades que contribuíram de maneira significativa para a legalização, desenvolvimento e promoção do Queijo Minas Artesanal (QMA), que resultará futuramente no reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Os homenageados do Território da Canastra foram João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom e fundador da Aprocan; Maria Lucilha de Faria, presidente da Aprocan; e Zé Mário, renomado produtor do queijo da Canastra.

O Instituto Eduardo Frieiro, responsável pela premiação, é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção e valorização da rica gastronomia mineira, adotando uma abordagem que integra aspectos culturais, ambientais e sociais. Sua missão é preservar e disseminar o conhecimento sobre a cultura alimentar de Minas Gerais, suas tradições e sua história. O prêmio tem como objetivo reconhecer pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento e a divulgação da culinária de Minas Gerais, tanto no Brasil quanto no exterior.

Desde sua fundação em 2005, a Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra), com apoio e fomento do Sicoob Sarom, tem trabalhado para assegurar a legalidade e a excelência dos queijos do território da Canastra. Para isso, criou um selo de qualidade que combate falsificações e produtos fabricados sem um rigoroso processo de produção. Dessa forma, a entidade garante a procedência do produto, protegendo a tradição e o sabor autêntico que fazem deste território uma referência mundial.

Para qualificar ainda mais a produção do queijo, café, mel, banana, entre outros produtos regionais, bem como os serviços relacionados ao turismo ecológico e gastronômico, estão avançando a criação da “Marca Território da Canastra”, uma iniciativa do Sebrae/MG, com o apoio da Aprocan, da ACanastra (Associação dos Cafeicultores da Canastra) e das cooperativas do Sicoob da região da Serra da Canastra – Credialto, Credibam, Credicapi, Credipimenta e Sarom. O projeto possui grande potencial e trará ainda mais prosperidade para os municípios do território.

“É com imensa gratidão que recebemos este reconhecimento pelo nosso trabalho no Território da Canastra. A gastronomia mineira é um reflexo da nossa rica cultura e tradição, e estamos comprometidos em preservar e valorizar o queijo da Canastra, símbolo de nossa identidade. Em breve, poderá ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Buscamos garantir a qualidade e a autenticidade dos produtos, respeitando as tradições da nossa comunidade”, destaca João Carlos Leite, presidente do Sicoob Sarom.

"A homenagem foi emocionante. O reconhecimento do nosso trabalho na promoção da cultura gastronômica mineira nos motiva a continuar lutando para levar nossa história e essência a todo o Brasil. A gastronomia reflete nossa mineiridade, simplicidade e afetividade, valorizando, ainda, a excelência dos queijos produzidos no Território da Canastra. Esse reconhecimento é a recompensa por um longo caminho percorrido e o queijo simboliza a energia que investimos em nosso trabalho, transformando realidades", declara Maria Lucilha de Faria, presidente da Aprocan.

O Prêmio Eduardo Frieiro é um incentivo para os produtores e organizações continuarem a missão de promover a riqueza da gastronomia, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil e no exterior.